Musico: Criatividade, sensibilidade e disciplina são as principais características do músico, que transforma ideias e sensações em sons. O aprendizado da música envolve a percepção musical, a teoria e as técnicas de execução. Suas áreas de atuação são basicamente regência, composição, canto, instrumento e ensino.
A atividade exige que o indivíduo que se dedica a ela goste de estudar e desenvolva sua concentração. Muitos profissionais passam anos em conservatórios e, mesmo os autodidatas, reservam várias horas do dia para o aprendizado musical. Nem todos possuem diploma de curso superior, já que essa não é uma exigência para que o profissional possa atuar.Basta ter o registro profissional, emitido pelos conselhos regionais de músicos. Quem não tem diploma faz uma prova e é avaliado por uma banca de especialistas. Os que frequentam curso superior têm, entre as principais disciplinas, Harmonia, Percepção, Canto, Coral, Análise e Partitura. Para entrar na faculdade, o candidato tem de ser aprovado em uma prova de aptidão.
O instrumentista pode ser um solista ou tocar numa orquestra ou formar grupos autônomos (bandas, duetos, trios, quartetos etc.). Também é possível partir para a criação de jingles, fazer gravações em estúdio ou desenvolver trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão.
O compositor dedica-se a criar músicas populares e eruditas. Conhecimento profundo de música e domínio da teoria e da técnica de composição são fundamentais. Na área de regência, o músico pode especializar-se na condução de orquestras ou óperas, que exigem técnicas diferentes. Outra opção são os corais formados em escolas, empresas ou clubes, que contratam esse especialista para coordenar o grupo.
Quem se dedica à área de canto pode trabalhar em coros profissionais ou seguir carreira-solo. Por fim, existe a licenciatura, em que o músico pode se especializar em várias áreas e dar aulas nas redes pública e particular de ensino.
Mercado
Embora este mercado ainda seja restrito, os formandos encontram relativa facilidade para conseguir uma colocação, especialmente em orquestras e corais experimentais. Na carreira-solo poucos conquistam o sucesso. O ensino de música, em escolas ou para alunos particulares, ainda é a maior fonte de empregos.
Opções de trabalho
• Lecionar em escolas (conservatórios) públicas ou privadas ou atender alunos particulares.• Atuar em orquestras e corais; criar jingles e trilhas sonoras; ou apresentar-se em bares, teatros e centros de entretenimento.
Remuneração
Salário médio inicial: definido pelo sindicato de cada estado. Formação
8 semestres para canto e instrumento; 12 semestres para composição e regência.