quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Feira das Profissões Escola Maestro 2011

Educação Fisica: é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal. Para atuação como professor de Educação Física é necessário um curso superior, durante o qual estudará os aspectos filosóficos, humanísticos, psicológicos, fisiologico, bioquimicos e neuromotores das atividades físicas como também suas dimensões sociais e psicomotoras. No Brasil, os profissionais da Educação Física têm no Conselho Federal de Educação Fisica (CONFEF), o órgão principal de organização e normatização das atividades pertinentes a sua área de atuação.

Musico: Criatividade, sensibilidade e disciplina são as principais características do músico, que transforma ideias e sensações em sons. O aprendizado da música envolve a percepção musical, a teoria e as técnicas de execução. Suas áreas de atuação são basicamente regência, composição, canto, instrumento e ensino.
A atividade exige que o indivíduo que se dedica a ela goste de estudar e desenvolva sua concentração. Muitos profissionais passam anos em conservatórios e, mesmo os autodidatas, reservam várias horas do dia para o aprendizado musical. Nem todos possuem diploma de curso superior, já que essa não é uma exigência para que o profissional possa atuar.Basta ter o registro profissional, emitido pelos conselhos regionais de músicos. Quem não tem diploma faz uma prova e é avaliado por uma banca de especialistas. Os que frequentam curso superior têm, entre as principais disciplinas, Harmonia, Percepção, Canto, Coral, Análise e Partitura. Para entrar na faculdade, o candidato tem de ser aprovado em uma prova de aptidão.
O instrumentista pode ser um solista ou tocar numa orquestra ou formar grupos autônomos (bandas, duetos, trios, quartetos etc.). Também é possível partir para a criação de jingles, fazer gravações em estúdio ou desenvolver trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão.
O compositor dedica-se a criar músicas populares e eruditas. Conhecimento profundo de música e domínio da teoria e da técnica de composição são fundamentais. Na área de regência, o músico pode especializar-se na condução de orquestras ou óperas, que exigem técnicas diferentes. Outra opção são os corais formados em escolas, empresas ou clubes, que contratam esse especialista para coordenar o grupo.
Quem se dedica à área de canto pode trabalhar em coros profissionais ou seguir carreira-solo. Por fim, existe a licenciatura, em que o músico pode se especializar em várias áreas e dar aulas nas redes pública e particular de ensino. 


Mercado

Embora este mercado ainda seja restrito, os formandos encontram relativa facilidade para conseguir uma colocação, especialmente em orquestras e corais experimentais. Na carreira-solo poucos conquistam o sucesso. O ensino de música, em escolas ou para alunos particulares, ainda é a maior fonte de empregos.  

 

Opções de trabalho
• Lecionar em escolas (conservatórios) públicas ou privadas ou atender alunos particulares.
• Atuar em orquestras e corais; criar jingles e trilhas sonoras; ou apresentar-se em bares, teatros e centros de entretenimento.  

 

Remuneração
Salário médio inicial: definido pelo sindicato de cada estado. 
 

Formação
8 semestres para canto e instrumento; 12 semestres para composição e regência.

Odontologia:  ou tambem conhecida como medicina dentaria, é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognatico - compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Por saúde oral, entende-se a ausência de doença estomatológica, bem como a correcta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis. O mercado de trabalho em Odontologia para um determinado país, região ou localidade, é função do modelo de prestação de serviços; dos padrões epidemiológicos, culturais e econômicos da população; do crescimento da oferta de mão-de-obra e da própria estrutura profissional.